Tibério dinis propõe novo ciclo e continuar o rumo certo. Estratégia assenta em sete pilares

O Partido Socialista apresentou a candidatura aos órgãos autárquicos da Praia da Vitória, na tarde da passada sexta-feira, na Rua de Jesus, coração da Cidade e do Concelho da Praia da Vitória. No evento marcaram presença mais de duas centenas de pessoas, numa grande manifestação de apoio à candidatura socialista com o mote “Confiança no Futuro”.

Tibério Dinis, jurista, é o candidato à Câmara Municipal da Praia da Vitória e Paulo Messias é o candidato à Assembleia Municipal da Praia da Vitória. Foram igualmente apresentados os candidatos às onze Juntas de Freguesia do Concelho, Noé Cota (Agualva), Cecília Melo (Biscoitos), Mónica Brum (Cabo da Praia), Júlia Faria (Fonte do Bastardo), Bruno Ávila (Fontinhas), Nuno Meneses (São Brás), Maura Branco (Porto Martins), Bruno Lopes (Quarto Ribeiras), António Borges (Santa Cruz), Luísa Aguiar (Vila das Lajes) e Vasco Lima (Vila Nova).

Na sua intervenção, Paulo Messias, destacou a importância da Assembleia Municipal como órgão máximo do Concelho, assumindo o compromisso, caso seja eleito, de “laborar com rigor, transparência, isenção e qualidade, em defesa das melhores soluções para o presente e futuro da Praia da Vitória”.

O evento contou com a presença de Sérgio Ávila, Secretário-coordenador de Ilha do Partido Socialista, que sublinhou a experiência autárquica do candidato e valorizou a boa preparação para enfrentar o futuro, salientando que os compromissos assumidos por Tibério Dinis eram, também, compromissos do Partido Socialista. Por seu lado Roberto Monteiro, apresentado como Mandatário da candidatura, recordou o dinamismo e empenho de Tibério Dinis com quem trabalha já desde 2009. “ Conhecendo-o como o conheço, sei que dará o seu melhor em prol da Praia da Vitória, se for eleito nas próximas autárquicas de 1 de outubro”, disse. O mandatário para a juventude, Simão Fonseca, também marcou presença no apoio ao projeto socialista.

Continuar o Rumo Certo com Confiança no Futuro

Tibério Dinis apresentou, perante uma Rua de Jesus repleta, os traços gerais do programa que propõe para o Concelho da Praia da Vitória, que assenta em três premissas: “Para nós Compromisso Assumido é Compromisso Cumprido, a palavra de honra do PS na Ilha Terceira. Só assumiremos aquilo que sabemos como fazer e como pagar! Somos 10 freguesias, 1 vila, 1 Cidade e 1 Concelho!”, Salientou o candidato do Partido Socialista.

Segundo o candidato a Presidente da Câmara da Praia da Vitória, a sua estratégia assenta em sete pilares, Participação e cidadania, Educação e Cultura, Solidariedade Social, Desporto e Lazer, Ambiente, Turismo, e Relações Internacionais, Economia e Emprego.

Sobre educação e Educação e Cultura Tibério Dinis salientou que “A Praia da Vitória é o coração do Ramo Grande. Toda a zona envolvente do Ramo Grande é tradicionalmente, e também derivado do fulgor cultural que existia na Base das Lajes, e sociologicamente a Capital da Cultura dos Açores.”. O candidato assumiu que iniciará uma nova abordagem em matéria de educação, “estruturando e reforçando a atividade educativa da Câmara Municipal num Programa Municipal de Sucesso Escolar, articulado em estrita parceria com a comunidade escolar e com o programa Prosucesso do Governo Regional dos Açores”.

No que concerne à Solidariedade Social, Tibério Dinis afirmou que “as pessoas serão sempre a nossa prioridade e estaremos na linha da frente no apoio pela igualdade de oportunidades e ao lado dos mais frágeis”, referindo que pretende “integrar os projetos sociais desenvolvidos pela Câmara Municipal, em especial o projeto reabilitação na comunidade e jovens abraçando o futuro, para que possam cobrir mais valências e chegar a cada vez mais crianças e jovens.

Sobre Desporto e Lazer, o candidato assumiu “uma nova abordagem no apoio à formação desportiva, com a definição de novos critérios de apoios financeiros assentes no desenvolvimento desportivo e no percurso escolar de cada jovem atleta”, e a criação de “uma agenda nacional e internacional de eventos desportivos no Concelho, conciliando eventos que já acontecem com novos eventos com especial enfoque nos desportos de formação e nos desportos náuticos”.

Acerca do pilar Ambiente, Tibério Dinis salientou que “se todos nós temos a preocupação constante de cuidar e manter este paraíso ambiental, não admitiremos que outros venham manchar o verde da nossa terra. O Estado Português e Norte-americano têm a obrigação ética, moral e legal de preservar o território que utilizam. Se não o fazem, cabe a nós defender intransigentemente a nossa terra, e nunca hesitaremos em recorrer ao Ministério Público, à Justiça e ao Tribunal Europeu de Justiça pelos danos ambientais que decorram da utilização que o Estado Português e Norte-Americano fazem do nosso território!” Garantindo que como “ponto de honra e como obrigação para com os nossos concidadãos e para com os nossos filhos, que toda a água de abastecimento público será sempre a mais segura e saudável.” “Temos que garantir a sustentabilidade dos nossos recursos, os areais da nossa baia, dão nome à nossa Cidade e ao nosso Concelho, nos últimos 70 anos sofreram uma brutal transformação, criaremos um plano de acompanhamento, manutenção e sustentabilidade futura dos areais da Praia da Vitória”, concluiu Tibério Dinis.

Sobre Turismo o candidato do PS à Câmara Municipal da Praia da Vitória referiu que “queremos afirmarmo-nos com líderes regionais no turismo de natureza náutico, potenciando a Baia da Praia da Vitória, tendo como parceiros as empresas marítimo-turísticas e o clube naval. Em sequência, iremos requalificar e interligar toda a área que atualmente compreende o Paul, o atual Clube Naval e a Zona Verde, para que seja uma área com harmonia e atrativa do ponto de vista turístico. Reivindicaremos para a titularidade da Câmara as áreas confinantes ao Porto Americano, para requalificarmos toda a zona envolvente, com enfoque no lazer e turismo. E reivindicaremos a construção do Cais de Cruzeiros e navios interilhas no atual porto americano. Nesta área, iniciaremos o processo com vista à construção do multisserviços da Praia da Vitória. Em suma, pretendemos toda uma nova dinâmica para toda a zona norte da Baía da Praia da Vitória, entre o molhe norte-americano e o Paul da Praia da Vitória.”

Tibério Dinis salientou ainda que “a área sul da baía não será esquecida. Propomos prolongar a Marginal até à Praia da Riviera interligando com o Porto Comercial e que A Praia da Vitória tem história e precisamos contá-la a quem nos visita, assim, daremos início ao processo com vista à concretização de um Museu da Base das Lajes.”

O pilar Relações Internacionais, Economia e Emprego “o mais forte dos sete” segundo Tibério Dinis, tem como prioridade “dar inicio ao Parque Empresarial da Vila das Lajes e daremos novo impulso à Zona Industrial do Cabo da Praia, preparando-a para o futuro do Porto Comercial da Praia da Vitória em virtude do Concurso Público Internacional para a sua exploração e da candidatura ao plano Junker, permitindo a criação e fixação de novas empresas e criação de emprego. Implementaremos uma estratégia contínua de relações institucionais com o Governo da República e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América. Faremos uma defesa contínua do interesse do nosso Concelho e exigiremos estar sempre presente nas reuniões bilaterais com os Estados Unidos, sempre que haja assuntos relacionados com a Praia da Vitória. Não estaremos nas bilaterais só quando cai o Carmo e a Trindade, porque ai já é tarde. Reforçaremos o elo às comunidades do concelho na Diáspora e recuperaremos as relações com as cidades geminadas, criando um ecossistema com enfoque na economia e na atração do investimento com vista à criação de empresas e emprego. Nesta perspetiva, criaremos o Encontro das Cidades Geminas dos Açores com enfoque na economia, investimento externo e empreendedorismo. Reforçaremos a atuação da incubadora de negócios Praia Links e iremos instalá-la na Praça Francisco Ornelas da Câmara, na qual será integrado o programa Vitória e nascerá uma segunda fase com um regulamento de apoios a fundo perdido a uma nova dinâmica comercial para as empresas da Praia da Vitória, salientou Tibério Dinis.

Em declarações finais, Tibério Dinis frisou que “o projeto que tenho para a Praia da Vitória tal como o de todos os candidatos às juntas de freguesia do concelho, são projetos sustentados, com Futuro, que beneficiarão não só o desenvolvimento de todo o concelho mas também serão de e para os praienses”, disse. “A Praia é o que nos motiva e os praienses são a razão que nos leva estar aqui, pelo concelho, com confiança no futuro”.